Na ASCETUR, acreditamos no poder transformador da cultura e da arte para promover a inclusão social, o desenvolvimento humano e a valorização da diversidade.
Explore nossos projetos e iniciativas que utilizam a cultura e a arte como ferramentas de desenvolvimento social e empoderamento.
Imagem: Noite das Quimeras
Projeto desenvolvido e produzido pela Trupe de Argonautas, unindo artistas, professores, monitores e alunos circenses para a montagem de varíetes circenses. Possibilita intercâmbio cultural e artístico e formação de plateia. Já foram realizadas as seguintes varíetes: Noite de Quimeras, Quimeras Bar, Noite de Quimeras Love e Noite de Quimeras - O Circo da Mulher Barbada.
Imagem: O Baile
Espetáculo que reúne técnicas circenses, recursos estéticos de teatro e dança aérea, realizado ao ar livre em cenário composto de cinco mastros. O enredo revela momentos da vida privada de seis personagens que têm diferentes visões sobre a busca pela identidade e aceitação. Desenvolvido pela Trupe de Argonautas, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura - FAC e SES.
Imagem: Espetáculo Avenca
Inspirado no conto "Para uma avenca partindo" de Caio Fernando Abreu, além de textos de Rubem Braga e Clarice Lispector. A dramaturgia conta uma história não linear de dois indivíduos que se encontram em um momento de impasse em suas vidas: a despedida. Os intérpretes discorrem sobre seus relacionamentos amorosos, a partir das crises, lembranças, confusões, vontades e expectativas.
Imagem: Espetáculo Paetês
Espetáculo criado pela Trupe de Argonautas, que apropria-se de técnicas de circo, teatro, dança, música e performance para recriar de forma lúdica os bastidores de um cabaré atemporal onde várias mulheres disputam a atenção da plateia e o papel de estrela do show. Realizado em 2007/2008/2009/2010/2011/2012.
Imagem: Espetáculo UHOMEMNU
Ano de realização: 2014. A crise dos 30 anos revelou-se produtiva para Pedro Martins, intérprete da Trupe de Argonautas. Em vez de lamentar a idade, ele escreveu, durante três anos, textos e poesias sobre a fase de transformações que vivia. A produção deu origem ao espetáculo UHOMEMNU.
Imagem: Espetáculo ZUMM...
O espetáculo é inspirado no conto “Para uma avenca partindo” de Caio Fernando Abreu e conta fragmentos de histórias de amor de dois indivíduos que se encontram em um momento de impasse em suas vidas: a despedida. Desolados e cheios de dúvidas, dividem com a plateia tudo que eles diriam, sentiram e viveram. ZUMM... também é um espetáculo infantil de circo/teatro que conta as peripécias e imaginações de um menino que cria e vive intensamente novos mundos.
Imagem: Projeto Multimastro
O PROJETO MULTIMASTRO busca gerar uma pesquisa multidisciplinar ao integrar diversos campos da arte - teatro, circo e dança, propondo ao artista o desenvolvimento de uma pesquisa cultural e artística inovadora em Brasília, utilizando uma linguagem diferente, por meio da criação de exercícios inéditos, diversificação de números artísticos, implementação do potencial de criatividade, convergindo para a consolidação do mercado. Ano de realização: 2008 Bolsa Funarte de Incentivo à Criação ou ao Aperfeiçoamento de Números Circenses.
Imagem: Manutenção de Grupos
Produção da Oficina de Produção do curso de teatro (voz), Maquiagem para Travestis, documentário sobre os anos da Trupe, vídeo Afirmação do Feminino, Produções do LAPE (Laboratório de Pesquisa Estética) da Trupe de Argonautas, exposição de fotos, livro dos 11 anos da Trupe, Oficina de Técnicas de Interpretação, curso de fotografia, Oficina de Trabalho de Voz, realização de aulas regulares de atividades circenses e produção de vídeos do projeto.
Imagem: Reciclagem e Qualificação
Curso de 2021 com o objetivo de formar novos professores e instrutores de circo no Distrito Federal e reciclar profissionais que já se encontram no mercado de trabalho e não possuem instrução formal na área. Promovido pela ASCETUR, OSCIP que atua nas áreas de cultura, esporte, lazer e educação, conjuntamente com o grupo Trupe de Argonautas e convidados.
Imagem: Projeto Viva Vila
O Projeto Social e Cultural VivaVila foi uma iniciativa da ASCETUR, com apoio do Tecido Acrobático BSB, Espaço PÉ DiReitO e sociedade civil que teve como objetivo propiciar o desenvolvimento e o acesso a modalidades artísticas-culturais para as crianças da comunidade da Vila Telebrasília. Os custos foram cobertos por doações em forma de apadrinhamento dos/as alunos/as ou doações de qualquer valor.
Imagem: Projeto IntegrArte
O Projeto IntegrArte tem como objetivo oferecer oficinas de circo, ioga, teatro e jogos cooperativos para jovens de 14 a 17 anos. Visa estimular uma educação integral, proporcionando aos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica uma oportunidade de desenvolverem habilidades técnicas e comportamentais, que facilitem sua interação entre eles próprios e com a comunidade. Contribui para o desenvolvimento do papel desses jovens como cidadãos conscientes e responsáveis pelo bem coletivo.